quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Educação e Futuro - Relato de Experiência


No mês de Maio do corrente ano, a prefeitura de Sapucaia do Sul através da sua Secretaria Municipal de Educação procurou o grupo de trabalho que faço parte e que desenvolve ações envolvendo quadrinhos, ações afirmativas e educação não formal, com a seguinte demanda: sério problema de evasão no ensino médio.
Optamos por uma ação que apreendese daqueles espaços educacionais, os motivos dessa evasão. Para isso, seria necessário uma busca de informaçoes objetivas acerca do publico dissente e docente (especialmente). Para nossa surpresa, não havia informações. Sugerimos uma oficina com os professores afim de uma instrumentalização para um posterior trabalho com os alunos. A questão era: a que os professores atribuiam o abandono da escola pelos alunos de Sapucaia? Muitas respostas surgiram. Trabalho, família, deslocamento, dificuldades... Mas nenhuma postulou tanto quanto A FALTA DE PERSPECTIVA COM O ENSINO. O investimento de tempo, dinheiro - ainda que a escola fosse pública - além da entrega intelectual, não representava para os alunos retorno. Depreendemos disso, algo comumente percebido em tempos atuais: O IMEDIATISMO.
Nesse ponto de vista, de que forma a educação pode contribuir para a redução dessa ansia por resultados? Aliás, será que a educação tem esse potencial? Sou otimista. Penso que a educação tem essa possibilidade e vejo no ensino de arte uma possibilidade muito potencial. Afinal, é através da arte que damos vazão a reconditas impressões acerca do mundo. É a arte que nos possibilita adentrar percepções sobre a existencia, sobre o existir e, dessa forma, aumentar o conhecimento de nós mesmos. Mas para isso, fruir o mundo seria uma boa sugestão. No entanto, meu otimismo esbarra em questões de ordem material como a próxima refeição a conta da luz que vence logo ali, entre outras.
Por conta disso, não posso ser conclusivo. POsso ter esperança. Esperança de que os alunos de Sapucaia encontrem mais sentido em terminar o ano letivo do que ir trabalhar nos postos de trabalho oferecidos nos shopings no final do ano; esperança de que os professores possam sensibilizar as gerações que por eles passem da importância do que não se carrega na carteira, mas se leva no espirito. Assim, quem sabe a charge de Edgar Vasques (evblogaleria.blogspot.com) faça cada vez mais sentido e o mergulho no futuro seja cada vez mais frequente.

Nenhum comentário: